Alfred Hitchcock-Um Corpo que Cai


  • UM CORPO QUE CAI

  • Atlas

  • Os Cavaleiros da noite

  • Capitão Budd

  • Cromwell

  • Godzilla

  • O grito da selva

  • A história de Elsa

  • Os Implacáveis Krays

  • O Violino

  • Inferno Branco (inferno abaixo de zero)

  • Os Piratas de Capri

Imagem de

ALFRED   HITCHCOCK

Uma rápida retrospectiva e UM CORPO QUE CAI (vertigo)

“Mestre do cinema¨ é o mestre do suspense, poucos tiveram essa honra para chegar a esse título. Um dos seus pré-requisitos era a elaboração de um STORY BOARD “,espécie de estória em quadrinhos contendo a sequência das cenas  a serem filmadas . Ficava pronto antes do filme ser rodado. A montagem, diga-se de passagem foi sem duvida, a mola mestra que permitiu ao cineasta levar à tela suas ideias. Hitchcock acreditava no que ele chamava de “ cinema puro”, é o cinema baseado nas forças do impacto visual , com pouco ou nenhum dialogo  envolvido, e um exemplo notório ,é  o de Charles Chaplin. Outro tema fundamental nas suas obras ,é  a associação paixão-obsessão ,tanto nos filmes como na vida real,motivos para  um documentário de 2012,THE GIRL (A Garota),muito bom por sinal. É um documentário que circulou no canal pago , em 2013, sobre as obsessões com suas atrizes loiras (quase  todas ,sendo  a preferida  GRACE KELLY ), no caso TIPPI HEDREN, que foi perseguida nos bastidores ,  assediada (viveu um inferno nas filmagens de Marnie Confissões de uma Ladra)

Seu companheiro preferido nos filmes, foi o grande músico, BERNARD HERMANN, responsável por suas mais belas partituras musicais. Seus atores preferidos foram LEO G CARROL,JAMES STEWART  e GARY GRANT. Sua obra consta de + ou – 35 filmes, começando pela fase inglesa (ele era britânico)em 1925, com The Pleasure Garden.

Em 1940 chega aos U.S.A , com Rebeca ,  A Mulher  Inesquecível, sendo  vencedor do Oscar de melhor filme. Mais outros 4 filmes foram indicados :

-Quando Fala O Coração (SPELLBOUND),1945. 

Um Barco E Nove Destinos -1944

Psicose – 1960

Janela Indiscreta -1954

Participou  como Diretor Da Serie TV entre 1955 – 1965, ALFRED HICTCHCOK  PRESENTS, com 366 capítulos (está entre os 10 mais longas séries de TV de todos os tempos)  Nunca  ganhou nenhum Oscar de melhor diretor ;mostrou bem a diferença entre  mistério e suspense , no 1º, nínguem sabe o que está para acontecer, e no 2º , apenas os personagens da trama desconhecem os  acontecimentos ,enquanto a plateia  presente sabe o que está para acontecer. A famosa frase de Hitchcock : “ator para mim é como gado” Seus melhores filmes, segundo a critica, foram na ordem decrescente. Psicose -1960 ,Um Corpo Que Cai - 1957, Janela Indiscreta -1954 , Os Pássaros -1963 ,Disque M para Matar -1955 ,Festim Diabólico -1948 , Rebeca , A Mulher Inesquecível -1940 , O Homem que Sabia Demais. Inúmeras inovações caracterizam  o “mestre do suspense”, duas famosas : fazia pequenas participações no elenco dos filmes e o “ vilão” já era conhecido no meio do filme. Nasceu em 1899 e morreu em 1980, aos 80 anos .

Um Corpo Que Cai (vertigo  -1957)                                                                                               Fazendo parte das palestras do grupo médico (Promoção Da Associação Médica  Noroeste Do Estado -  Amen), fiz uma revisão desse filme e  tive uma outra visão bem melhor . É o filme  mais suspense psicológico  de Hitchcock , se não o melhor de todos , a ponto de ser eleito o melhor filme de todos os tempos , desbancando o eterno  Cidadão  Kane . Os motivos seriam diversos e louváveis: mostrar que a critica  também evolui , que os novos críticos  tem pensamentos autônomos ,que o próprio cinema tem progredido ,etc.

A nova cinefilia parece não ser tão ligada a filmes que se esforçam para ter um grande valor artístico , com o uso de um arsenal de efeitos cinematográficos, mas sim, a trabalhos que tem significado pessoal maior para a crítica.Assisti a 1ª versão + ou – 1977-1978 no cinema. O filme   foi restaurado em 1984 e finalmente reestreado  em 1996-1997 (Foi o que assistimos) Hitchcock brinca com a plateia  e isso faz com que  merece ser revisitado de tempos em tempos, pelo que ele esconde em detalhes que podem passar despercebidos  numa primeira sessão .Sua filha Patrícia Hitchcock disse em entrevista , que toda vez que assiste de novo ,sempre descobre alguma coisa nova .Mas a parte que mais nos impressionou foi Kim Novak , ela está estonteante, acachapante. Kim Novak é de fato duas pessoas  inteiramente diferentes, Madeleine e Judy. Madeleine é rica ,elegante ,sensual,comedida,cosmopolita  Judi é humilde e vulgar. Na época do seu lançamento ,Kim Novak foi classificada como “perfuntory” –superficial, mecânico, indiferente, descuidado e negligente-.Vendo-se agora é uma notável

contribuição ao que é o melhor filme do diretor. Ela consegue ter duas vozes diferentes, dois olhares diferentes, dois sotaques diferentes, é absurdamente talentoso o trabalho  dela .

As cores do  filme,a sincronia das imagens fantásticas

Prestem atenção a parte em que ela visita o túmulo de sua bisavó, Carlota Valdez  ,quando a fotografia fica enevoada, sugerindo a sobreposição  da realidade por uma dimensão além -túmulo  e o turbulento instante em que o casal se entrega a seus sentimentos e se beijam diante de um mar que  oscila entre o revolto e o plácido, ilustrando o estado psicológico de ambos. Não é um suspense para qualquer espectador  .Exige muita paciência ,muita observação  e interpretação. Chega até ser chato o tema romântico do casal; torna-se repetitivo e redundante depois de um tempo ,quando  passa a ser usado com muita frequência.

James Stewart também está ótimo , como o detetive aposentado  por problemas de vertigem, contratado por um amigo para vigiar sua esposa Kim Novak , com tendências suicidas, e com atitudes e comportamentos    estranhos . James Stewart focaliza os tormentos de um homem profundamente apaixonado ,que acaba resultando em uma obsessão pela proteção daquela mulher supostamente  enlouquecida. Perguntas que Hitchcock não responde ( é intencional ,para confundir o espectador):

A - Não tenha ganhado uma boa grana do assassino (ela diz no final que ganhou uma certa quantia, é pouco).

B- Tenha  continuado a trabalhar como balconista.

C –Tenha permanecido em São Francisco.

D-Tenha em tão pouco tempo de convivência , dois ou três dias ,se apaixonado tão profundamente por Scottie (James Stewart), a ponto de se sujeitar a que ele a transformasse de novo em Madeleine com todos os problemas que poderiam vir ai?

E- Em que instante Madeleine morreu ou ficou previamente desacordada?

F-Porque Johnny Scottie não procurou informações melhores sobre Madeleine (a verdadeira) antes de começar a investigação?

Enfim,  mil e uma  novas interpretações para cada revisão. Até essa brincadeira de Hitchcock merece registro, em que  definiu seu personagem (Scottie) como um  pervertido sexual:¨ esse homem quer se deitar com uma falecida, é pura necrofilia¨. Para encerrar ,Hitchcock foi influenciado por Freud e pelo surrealismo ,e os efeitos provocados pelo movimento de câmera que mistura zoom com um recuo da lente, semelhante a uma vertigem (vertigo) acabou imitado por vários cineastas .

Obs : Quanto estreou nos cinemas em 1958 , foi um fracasso de publico e critica,e  nada melhor

que o tempo para dizer o seguinte “: o tempo faz coisas com os filmes  e com a maneira com que nós os vemos” , diz James E Katz.

  Ari Oscar  Tech

 

 

 





Outras notícias